Itaberá - 25 de abril de 2018
Previsão do Tempo: Clear Day

min 13°

max 26°

0% 0mm

Tradicional festa de Siqueira Campos terá venda de bebida alcoólica proibida

Desde 1934 o município realiza anualmente esta festa escolhendo a data de 06 de agosto como o dia oficial do Santo
nossa região, religião

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Jotha Essy - 4 de agosto de 2013 - 15:38

Tradicional festa de Siqueira Campos terá venda de bebida alcoólica proibida

 

600--BOM_JESUS_AR_39

A  tradicional festa do ‘Bom Jesus da Cana Verde’, o pároco Manoel Braz da Silva anunciou que estará proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica na festa.

Frei Manoel explicou que a decisão já foi tomada e é irreversível. “Não tem nem o que discutir a decisão já foi tomada”.

Quando questionado sobre a possível queda no número de pessoas presentes na festa ele disse que tudo o que acontecer será para a ‘glória de Deus’.

A festa do Bom Jesus acontece no município desde 1934, quando a imagem de madeira esculpida chegou para homenagear o Senhor Bom Jesus.

Além da festa, que mobiliza o comércio e atrai centenas de pessoas para os shows artísticos, almoço e outras iguarias da culinária local, são realizadas novenas e missas que atraem mais de 100 mil romeiros de todo o Brasil.

Em 2012, houve comercialização de bebidas alcoólicas no recinto da festa, mas por se tratar de uma festa religiosa, o pároco entendeu que a venda de bebidas não é certo.

Mas a decisão não foi somente dele, houve uma reunião com o Conselho Organizador da Festa para discutir sobre a proibição ou liberação do consumo de bebida alcoólica.

Conheça a história da festa.

Desde 1934 o município realiza anualmente esta festa escolhendo a data de 06 de agosto como o dia oficial do Santo.

Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator este que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados. Foi inaugurado em 1975.

A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas lendas existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas. Umas atribuem a sua origem aos trabalhos de um escravo que tendo desobedecido ao seu sinhô, fugiu para o mato com receio do castigo e em troca do perdão do sinhô esculpiu em madeira de cedro vermelha uma imagem do Bom Jesus.

Outras atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Foi feito em 1967 o primeiro filme em longa metragem todo colorido do Estado do Paraná, por artistas amadores de Siqueira Campos, baseado em uma das tantas lendas sobre o aparecimento do Santo.

A imagem do Santo, segundo pesquisadores, oriunda de Minas Gerais e depois do Estado de São Paulo, chegou ao Estado do Paraná mais ou menos entre 1870 a 1880, ficando a mesma no Bairro dos Muzilos, município de Carlópolis, na Fazenda do Capitão Francisco de Oliveira Pinto, que em 1902 legalizou a doação de 35 (trinta e cinco) alqueires de terras para o Santo, dentro de sua propriedade.

Em 1905, após o falecimento do Capitão Francisco de Oliveira Pinto e o julgamento do inventário, a Mitra Diocesana de Jacarezinho tomou posse das terras doadas. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei, assinado em 01 de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Os motivos desse Decreto foram entre outros: a localização geográfica do município, a situação física da Igreja Matriz que se encontrava mais ampla pela reforma, a presença permanente de um vigário para atender bem os romeiros e por ser também a comunidade mais religiosa pertencente à Diocese.

A cada ano cresce o número de participantes, sendo que no início da década de 90 registrou-se a quantia de 40.000 pessoas e no ano de 2000 superou o número de 100.000.

A Igreja promove nove dias de orações em preparação ao dia do Santo, os quais iniciam sempre em 28 de julho. No decorrer do dia 06 de agosto dezenas de missas são celebradas pelos freis da paróquia local com o auxílio de outros da região, além dos atendimentos espirituais como confissões comunitárias, individuais e aconselhamentos.

Fonte: Correio Noticias

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook