Itaberá - 21 de abril de 2018
Previsão do Tempo: Clear Day

min 10°

max 26°

0% 0mm

Santa Casa de Itapeva, SP, alega dívidas para diminuir serviços

Segundo o superintendente da santa casa, Aristeu Camargo Filho, "É necessário que as outras prefeituras contribuam para o custeio dos serviços"
destaques, saúde

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 22 de julho de 2015 - 19:10

Santa Casa de Itapeva, SP, alega dívidas para diminuir serviços

Atendimentos de baixa complexidade foram cancelados aos pacientes.
Déficit mensal é de R$ 320 mil, diz direção; unidade busca solução.

A Santa Casa de Itapeva (SP) parou de atender pacientes da região com sintomas de baixa complexidade alegando sofrer crise financeira. Segundo a direção, o déficit do hospital é calculado em R$ 320 por mês. A unidade argumenta que não tem mais condições financeiras pra atender os outros municípios, por este motivo uma reunião foi feita nesta terça-feira (21) para tratar do problema.

Participaram da conversa a administração da Santa Casa, o Ministério Público (MP) e representantes de municípios com moradores que são atendidos no local. O superintendente da Santa Casa de Itapeva, Aristeu de Almeida Camargo Filho, afirma que o problema financeiro deixou a situação crítica. “Preocupada com isto, a atual diretoria da Santa Casa tomou os devidos cuidados e providências para se readequar. Como não existe muitas possibilidades de aumento de receita, precisamos redefinir o papel da Santa Casa e reduzir os serviços”, diz.

O MP acompanha a situação de perto e espera que nas próximas reuniões o problema possa ser solucionado. Um novo encontro está marcadaopara 6 de agosto, conta o promotor de Justiça Ricardo Maurício Martinhago. “Essa reunião teve um bom resultado, e como coloquei para os presentes: o MP não tem o poder, atribuição ou iniciativa de definir políticas públicas, o MP vai acompanhar a situação para prevenir que a população seja lesada e que o direito público à saúde seja prestado”, ressalta.

Hospital atende população de 15 cidades, afirma direção (Foto: Reprodução/ TV TEM)Hospital atende população de 15 cidades, afirma direção (Foto: Reprodução/ TV TEM)

A mudança pegou alguns representantes de surpresa. O prefeito de Taquarivaí (SP), Edson Valdir Simon (PSDB), diz que a cidade de 5,5 mil habitantes tem poucas condições, já que não tem hospital e os postos de saúde atendem apenas de segunda a sexta durante o dia. “Nós precisamos achar uma solução desse impasse, reunindo todos os municípios que dependem da Santa Casa para continuar oferecendo o atendimento de melhor forma possível”, alega.

Se nem os políticos estavam por dentro da mudança que já está valendo há dez dias, muitos moradores da região com sintomas de gripe, dores no corpo, dor de cabeça e casos considerados sem tanta gravidade, se frustraram ao viajarem até Itapeva por atendimento.


Reunião em Santa Casa reuniu diversos representantes (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Reunião em Santa Casa reuniu diversos representantes (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nesta segunda, por exemplo, a aposentada Maria Célia de Almeida acordou de madrugada para chegar cedo na Santa Casa. Ela saiu da cidade vizinha Itaberá (SP), onde vive, com dores no corpo. Após horas de espera, voltou para casa sem consulta. “Por meu caso não ser emergência, vou ter que procurar na minha cidade mesmo”, conforma-se.

Ainda segundo o superintendente da santa casa, Aristeu Camargo Filho, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos para os 15 municípios da região como já ocorre, mas vai ser necessário encontrar uma fórmula para que as outras prefeituras contribuam para o custeio dos serviços.

“A Santa Casa, para toda estrutura de emergência e urgência, conta apenas com o convênio com a Secretaria Municipal de Itapeva, um valor abaixo do que o hospital necessita. O que conversamos com os demais municípios, é que cada um combine uma forma de entendimento com Itapeva de maneira que a Santa Casa mantenha toda estrutura”, explica.


Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook