Itaberá - 18 de junho de 2018
Previsão do Tempo: Clear Day

min 10°

max 19°

0% 0mm

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, no Brasil.

Veja algumas receitas
culinária

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 10 de julho de 2015 - 13:51

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, no Brasil.

Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por grande parte das pessoas: a pizza.

Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.

Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não está na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios e hebreus.

Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.

As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, em 1985.

Foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita, empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Pizza é tão bom, mas tão bom, que ganhou um dia inteirinho dedicado a ela! Extremamente democrática, acolhe os mais diversos sabores e atende aos mais variados gostos. Para celebrar esse dia simbólico, que tal anotar algumas receitinhas que o Mais Você separou, reunir os amigos – aproveitando que é sexta-feira –  e se fartar com generosas fatias de pizza caseira? Mãos à massa (literalmente), pessoal!

Pizza no Forno a Lenha

Pizza Forno à lenha (Foto: Gshow)

Ingredientes
– 30 g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
– 2 colheres (sopa) de sal
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1 xícara (café) de óleo
– 300 ml de água
– 1 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo
1- Em uma tigela grande, dissolva 30 g de fermento biológico fresco em 2 colheres (sopa) de sal e 1 colher (sopa) de açúcar. Junte 1 xícara (café) de óleo e 300 ml de água. Acrescente aos poucos 1 kg de farinha de trigo. Sove bem a massa, faça bolinhas e coloque para crescer em uma assadeira coberta com pano por 1 ½ hora ou até dobrar de volume.

2- Com auxílio de um rolo, faça discos bem finos. Coloque em uma fôrma própria para pizza polvilhada apenas com farinha de trigo, leve ao forno convencional alto pré-aquecido a 280 ºC até dourar as bordas (+/- 10 minutos). Retire do forno e coloque a cobertura de sua preferência. Na hora de servir, leve ao forno novamente apenas para aquecer (+/- 5 minutos).

Dica: Para fazer pizza no forno a lenha, coloque o disco de massa em uma fôrma própria para pizza polvilhada apenas com farinha de trigo, coloque a cobertura de sua preferência e leve ao forno a +/- 250° C até dourar as bordas e aquecer a cobertura.

Pizza de Ovo sem Glúten do Belfort

Pizza de Ovo sem Glúten do Belfort  (Foto: Gshow)

Ingredientes
– 6 claras
– 3 gemas
– 1 colher (chá) de alho picado
– 1 colher (sopa) de cebola picadinha
– 200 g de legumes, frutas ou verduras picadas de sua preferência
– 100 g de muçarela ralada
– orégano a gosto

Modo de Preparo
1- Numa tigela coloque 6 claras, 3 gemas, 1 colher (chá) de alho picado e 1 colher (sopa) de cebola picadinha e bata bem até formar uma mistura fofa.

2- Transfira a mistura para uma assadeira (21 cm de diâmetros) untada com óleo de coco e salpique 200 g de legumes, frutas ou verduras picadas de sua preferência, 100 g de muçarela ralada e orégano a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Pizza Leve da Anitta

Pizza Leve da Anitta (Foto: Gshow)

Ingredientes

Massa
– 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
– 1/3 colher (sopa) de sal
– ½ colher (sopa) de açúcar
– 1 xícara (chá) de água
– 5 colheres (sopa rasa) de óleo
– +/- 500 g de farinha de trigo

Molho
– 1 colher (sopa) de óleo
– 3 dentes de alho socados
– ½ cebola picada
– 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
– 1 pitada de sal
– 1 xícara (chá) de água

Cobertura
– 300 g de muçarela ralada
– 1 tomate fatiado
– orégano a gosto

Modo de Preparo

Massa
1- Coloque numa tigela 1 tablete de fermento biológico fresco, 1/3 colher (sopa) de sal, ½ colher (sopa) de açúcar e misture até o fermento dissolver. Adicione 1 xícara (chá) de água e misture. Acrescente 5 colheres (sopa rasa) de óleo e misture. Junte, aos poucos, + /- 500 g de farinha de trigo, misturando com as mãos, até a massa ficar homogênea e não grudar nas mãos. Transfira a massa para uma superfície lisa e sove bem. Deixe descansar por +/- 20 minutos.

Molho
2– Numa panela com 1 colher (sopa) de óleo coloque 3 dentes de alho socados, ½ cebola picada e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 3 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 pitada de sal, 1 xícara (chá) de água, misture e deixe apurar. Retire do fogo e reserve.

Montagem
3– Estique a massa (feita acima) numa forma de pizza (35 cm de diâmetro) untada com óleo. Espalhe o molho de tomate (feito acima), 300 g de muçarela ralada, 1 tomate fatiado, orégano a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

 

Fonte: Gshow.globo.com

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook