Itaberá - 20 de agosto de 2019
Previsão do Tempo: Rain

min 12°

max 19°

47% 0,03mm

Neve e grande queda de temperaturas nas regiões Sul e Sudeste

Temperaturas devem cair acentuadamente no incio de agosto
Destaques, diversos


Por Amenoticias - 30 de julho de 2019 - 09:35

Neve e grande queda de temperaturas nas regiões Sul e Sudeste

Forte massa de ar frio de origem polar avança para o Brasil. A temperatura volta a baixar muito no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Uma grande e forte frente fria vai avançar sobre a América do Sul nos primeiros dias de agosto de 2019 trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito intensa. As simulações atmosféricas iniciais feitas no último fim de semana de julho já mostram que esta nova massa de ar frio tem potencial para derrubar a temperatura novamente por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste. Uma nova friagem deve ocorrer também em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Ainda há dúvida se esta nova massa de ar frio será mais intensa ou não do que a super onda de frio que passou pelo Brasil entre 5 e 10 de julho, mas as duas já têm uma coisa em comum: neve na Região Sul!

Em Itaberá-SP as temperaturas no sábado dia 3 de Agosto não devem passar de 8ºC no período da manhã.

Onde pode nevar? As condições para neve foram confirmadas mais uma vez nesta segunda-feira, 29 de julho. Mas agora, a indicação de neve também para o sábado, 3 de agosto, aumentou.

O primeiro dias comchance nevar no Sul do Brasil é a sexta-feira, 2 de agosto. A possibilidade de nevar, ou de ocorrer outros tipos de precipitação de inverno como chuva congelada, é considerada paraas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense.

No dia 2 de agosto, a ocorrência de neve é mais provável à tarde e principalmente à noite. A região de Bom Jesus (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e também Lages (SC) estão entre as cidades com possibilidade de ver a neve cair no dia 2 de agosto.

O segundo dia com chance de nevar é o sábado, 3 de agosto. Neste dias, a possibilidade de ocorrência de neve é considerada paraa madrugada e-ou manhã do sábado,por enquanto nas mesmas regiões citadas.

Se a previsão se confirmar, será o segundo episódio de neve do inverno de 2019. O primeiro foi entre os dias 5 e 6 de julho.

Neve em agosto Nevar em agosto no Brasil não é tão incomum, como muitos podem pensar. Há diversos casos de neve no Sul do Brasil documentados em agosto o mais recente foi em agosto de 2018. Agosto de 2016 também deu neve no Sul, mas a maior lembrança recente de neve em agosto é do inesquecível inverno de 2013, quando a neve caiu de forma generalizada sobre o Sul do Brasil e por três vezes neste mês.

No inverno de 2013, nevou em muitas áreas dos três estados, inclusive na Grande Florianópolis e em Curitiba, onde a última neve havia sido em 1975. Como será a onda de frio do início de agosto de 2019? Diante da força desta desta nova massa de ar frio, projetada atualmente pelas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é natural que surjam muitos questionamentos sobre a intensidade do frio no Brasil e principalmente a comparação com super onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho.

São muitas perguntas complexas que serão respondidas nos próximos dias, a medida que as projeções das diversas simulações atmosféricas forem se consolidando.

Por enquanto, o que os meteorologistas que fazem previsão do tempo podem afirmar com toda certeza é que o finalzinho de julho e os primeiros dias de agosto de 2019 serão recheados de fortes emoções meteorológicas, com dias trabalhosos e previsões difíceis.

Fonte: Climatempo

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


últimos comentários

  • Não há comentários disponíveis

agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook