Itaberá - 15 de dezembro de 2017
Previsão do Tempo: Rain

min 17°

max 29°

15% 0,01mm

Medo de virose faz moradores evitarem água da toneira: ‘Não uso nem para café’

População suspeita que água tenha transmitido doença em Buri (SP). Oficialmente são nove casos na cidade; laboratório vai analisar amostras.
saúde

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 5 de maio de 2017 - 10:42

Medo de virose faz moradores evitarem água da toneira: ‘Não uso nem para café’
Casos de virose aumentam em Buri e população teme contaminação da água

Casos de virose aumentam em Buri e população teme contaminação da água

 Moradores de Buri (SP) têm evitado a água das torneiras por medo de contrair virose. Em abril deste ano, a cidade registrou oficialmente nove casos da doença, diz o secretario de Saúde, Reinaldo Danilo de Almeida.

“Não uso nem para fazer café. Sabemos que a causa é a água, pois ela está amarela”, afirma a dona de casa Eva Rodrigues Antunes, por exemplo. No entanto, funcionários do pronto-socorro disseram à TV TEM que 20 pessoas foram ao hospital com virose no mês. Amostras da água fornecida à população serão analisadas por um labotório.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) alega que não tem registros de reclamações referentes à qualidade de água e reforça que realiza diariamente coletas e análises da água distribuída à população.

“Virose é o que mais tem na cidade, por isso eu não uso a água da torneira” afirma dona de casa Eva Rodrigues Antunes (Foto: Reprodução/TV TEM)

Enquanto não há uma comprovação na relação água da torneira e doença, a dona de casa Eva Rodrigues Antunes prefere gastar com a compra de galões de água do que com medicamentos. “Virose é o que mais tem na cidade, por isso eu não uso a água da torneira para preparar a comida, nem para fazer um café”, explica.

Os filhos da dona de casa Nilceia Aparecida Pereira foram parar no hospital com sintomas de virose, ela conta que na escola onde os dois estudam mais mães se queixaram do mesmo problema.

“Eles estavam com diarreia e vômitos, os dois ao mesmo tempo. Ficaram durante uma semana assim, foi horrível”, conta.

Segundo secretario de Saúde Ronaldo Danilo de Almeida, resultados da primeira análise está dentro do padrão de normalidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

Segundo secretario de Saúde Ronaldo Danilo de Almeida, resultados da primeira análise está dentro do padrão de normalidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com o secretario de Saúde, Reinaldo Danilo de Almeida, a Vigilância Sanitária realiza mensalmente uma análise da água fornecida na cidade. Este mês a coleta da água coincidiu com o período das queixas de virose, por isto, as análises foram encaminhadas para um laboratório em Sorocaba (SP) e o resultado deve sair nos próximos dias.

“O serviço de vigilância sanitária desenvolve mensalmente a coleta em nove pontos distribuídos na cidade. Até o presente momento os nossos resultados estão dentro do padrão de normalidade”, alega o secretário.

Sintomas

Não existe uma doença específica chamada virose. Qualquer doença causada por um vírus pode ser chamada assim. Porém é comum a ligaão entre virose e algumas doenças que apresentam sintomas brandos, principalmente aquelas que atacam o sistema respiratório ou gastrointestinal.

Os sintomas mais comuns de uma virose gastrointestinal são:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Dores no corpo;
  • Febre.

Orientações

Os sintomas da virose são bem parecidos com os da dengue, por isto é importante procurar um médico para ter um diagnóstico exato. Nos casos de virose, as orientações de médicos são:

  • Tomar analgésicos e antitérmicos (prescritos por um médico);
  • Tomar água limpa;
  • Tomar água de coco;
  • Isotônicos;
  • Soro caseiro (1 litro de água, 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal).
Funcionários de saúde informaram 20 casos de virose em Bur; já secretario de saúde, diz que foram apenas nove casos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Funcionários de saúde informaram 20 casos de virose em Bur; já secretario de saúde, diz que foram apenas nove casos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook