Itaberá - 17 de agosto de 2018
Previsão do Tempo: Clear Day

min 11°

max 19°

0% 0mm

Itapeva sedia a 21ª edição regional do Batismo de Capoeira

Reuniu professores e alunos das cidades de Itapeva, Itaberá, Itararé, Apiaí, Nova Campina, Taquarivaí, Buri e Itaboa.
Destaques, nossa região

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 2 de dezembro de 2015 - 08:43

Itapeva sedia a 21ª edição regional do Batismo de Capoeira

O batismo de capoeira é um momento especial onde todo capoeirista busca sua primeira graduação, que é representada por um cordão verdeclaro. Em uma roda de capoeira, o chamado “pagão” recebe um apelido que passa a ser o símbolo de sua introdução ao universo da dança e da musicalidade da capoeira.

No domingo, 29, o Complexo Esportivo Municipal da Semjel foi sede regional do Batizado de Capoeira, que reuniu professores e alunos das cidades de Itapeva, Itaberá, Itararé, Apiaí, Nova Campina, Taquarivaí, Buri e Itaboa. Promovido pela Associação de Capoeira de Itapeva e o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro Mestre Beto, o evento recebe apoio da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes, Lazer e Eventos Especiais, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

O prefeito Roberto Comeron foi representado pelo vice-prefeito itapevense, Geraldo Almeida, que destacou a contribuição da capoeira para a valorização das tradições socioculturais. “O ritual do Batizado expressa os valores e as tradições ligadas à influência dos negros na cultura brasileira”, explicou. “A dança e a musicalidade expressas na capoeira contribuíram para o enriquecimento da nossa história”, acrescentou o vice-prefeito.

Em seu discurso, Geraldo Almeida lembrou a trajetória de um dos maiores nomes da capoeira em Itapeva, o Mestre Beto, que faleceu há um ano, deixando um legado para toda a região. “Nós somos testemunhas de quanto o trabalho do Mestre Beto rendeu frutos”, destacou.

Em sua 21ª edição, o Batizado contou com a participação dos principais nomes da capoeira no cenário nacional, como o Mestre Geraldinho, Mestre Tinta Forte, que são liderados pelo Mestre Suassuna, fundador e presidente do Grupo Cordão de Ouro de São Paulo.

Para o secretário de Esportes, Rogério Vieira Galvão (Papita), o público presente pôde sentir a magia do mundo da capoeira. “Apoiamos a iniciativa, pois sabemos que a capoeira contribui para a valorização do esporte”, destacou.

A secretária da Cultura e Turismo, Setembrina Oliveira, afirmou que a dança é a forma mais pura e eficiente de demonstrar os valores que fazem da capoeira um patrimônio cultural. “É uma viagem ao tempo de nossa história”, frisou.

O presidente da Câmara de Itapeva, vereador Oziel Pires, também participou do evento, que chamou de “um grande acontecimento regional.

 

A Prefeitura de Itapeva apoia a iniciativa, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes, Lazer e eventos Especiais e a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo

A Prefeitura de Itapeva apoia a iniciativa, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes, Lazer e eventos Especiais e a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo

Complexo Esportivo Municipal da Semjel foi sede regional do Batizado de Capoeira

Complexo Esportivo Municipal da Semjel foi sede regional do Batizado de Capoeira

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapeva

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


últimos comentários

  • Não há comentários disponíveis

agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook