Itaberá - 15 de dezembro de 2017
Previsão do Tempo: Rain

min 17°

max 29°

15% 0,01mm

Inscrições no CAR avançam em todo País, a dois meses do prazo final, frisa Abiove

Dia 5 de maio é o prazo final, previsto pela IN nº 02/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para que todos os proprietários rurais do País realizem seu cadastramento.
agronegócio

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 25 de fevereiro de 2016 - 12:32

Inscrições no CAR avançam em todo País, a dois meses do prazo final, frisa Abiove

A última divulgação dos resultados oficiais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) mostra que até o final de janeiro o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) contabilizava em seu banco de dados 66% de todos os imóveis brasileiros previstos para cadastramento. Esse percentual representa 263 milhões de hectares dos 397,8 milhões passíveis de cadastro. Em janeiro, 4,7 milhões de hectares foram cadastrados, mantendo a média mensal registrada pelo SiCAR.

Dia 5 de maio é o prazo final, previsto pela IN nº 02/2014 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para que todos os proprietários rurais do País realizem seu cadastramento.
O Serviço Florestal Brasileiro já preparou o Sistema de Cadastramento Rural para atender à demanda em larga escala nesta reta final, sem que ocorram problemas de congestionamento na rede.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) acompanha a evolução dos registros no CAR, que considera um dos mais importantes instrumentos para fortalecer a governança ambiental do País.
Paralelamente ao levantamento da evolução do CAR em nível nacional, feito pelo Serviço Florestal Brasileiro, vinculado ao MMA, a Abiove procurou saber como está o andamento dos registros no Mato Grosso e no Pará, nos municípios onde se encontram propriedades monitoradas pela Moratória da Soja no bioma Amazônia.A pesquisa foi feita junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Mato Grosso e indica que a adesão ao CAR dos 62 municípios da Moratória da Soja totalizava entre 55% e 93%. Se considerada a média de adesão desses municípios, chega-se a 75% de cadastramento.
No estado do Pará, esse mesmo diagnóstico mostrou que nos 11 municípios da Moratória da Soja, o percentual de adesão ao CAR varia de 66 a 92%, com uma média 82% de cadastramentos até outubro de 2015.
Esse valor é bem superior à média estadual de 66% divulgada pelo MMA em janeiro de 2016.  Tanto no MT como no PA, fica evidente que o avanço nas inscrições tem forte relação com os municípios produtores de soja, o que demonstra o crescente comprometimento dos sojicultores em cumprir com as exigências ambientais, diz Cindy Silva Moreira, coordenadora de sustentabilidade da Abiove. Até agora, 83% das propriedades da região Norte, 66% da região Sudeste, 38% do Nordeste e 33% do Sul do país estão com suas propriedades no Sistema de Cadastramento Rural, na internet.
Se o produtor rural fizer o CAR até o prazo estabelecido por lei, ele terá as seguintes vantagens: ·
·     Poder regularizar as Área de Preservação Permanente e Reserva Legal, com vegetação alterada até 22/07/2008, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;
·     Suspensão de infrações administrativas por desmatamento irregular cometidas até 22/07/2008;·     Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores que as praticadas no mercado;·     Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;
·     Dedução das áreas com vegetação no cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), gerando créditos tributários;
O Código Florestal, aprovado em 2012, não prevê que o prazo seja estendido mais uma vez, informa o MMA. A consequência para os produtores rurais que não fizerem o CAR dentro do prazo estabelecido é ficar em situação irregular e, por conseguinte, terem dificuldade em obter financiamentos públicos e privados.

 

Fonte: Agrolink Com Informações de Assessoria

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook