Itaberá - 17 de novembro de 2018
Previsão do Tempo: Rain

min 14°

max 27°

5% 0,01mm

Conheça os diferentes pontos da carne

Dicas através do toque na carne
culinária

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 16 de julho de 2015 - 13:25

Conheça os diferentes pontos da carne

Para saber se a carne está no ponto de sua preferência e, portanto, no momento de retirá-la da grelha, uma das maneiras é sentir no toque o ponto da carne.

Para isso, basta pressionar levemente o dedo indicador na peça de carne e comparar com a resistência do músculo entre o polegar o indicador de sua mão, como nas imagens que seguem:

Ponto bleu – A carne foi cozida na superfície e levemente aquecida no interior. Permanece com sua estrutura praticamente inalterada. Ao toque do dedo está igual à carne in natura.

pontos-da-carne-bleu-(luis-simione-para-feed)

Malpassada – Já sofreu uma transformação em sua estrutura com a coagulação de algumas proteínas. A parte mais externa está opaca e com cor modificada, o centro permanece vermelho. É mais resistente e elástica quando pressionada com o dedo. Oferece a mesma pequena resistência ao toque sentida no músculo entre o polegar e o indicador quando os dois dedos se tocam.

Ao ponto – O colágeno do tecido conjuntivo já se contraiu, é mais firme se pressionada com o dedo. Mantém apenas o centro do miolo vermelho com uma grande área opaca. Oferece a mesma resistência sentida no músculo entre o indicador e o polegar quando este último toca o dedo médio. Nesse ponto se formam as gotículas de sangue na superfície.

Ao ponto para bem – Quase todas as proteínas foram desnaturadas, a carne está dura ao toque e toda a cor alterada para o tom rosado. Oferece a mesma resistência sentida no músculo entre o indicador e o polegar quando este último toca o dedo anular. Poucos sucos restam no interior.

Bem passada – Toda a estrutura da carne está alterada, a cor é rosada acinzentada, não existem sucos no interior que está ressecado. Oferece a mesma resistência sentida no músculo entre o indicador e o polegar quando este último toca o dedo mínimo.

textura-dos-pontos-da-carne-(luis-simiopne-para-feed)

 

Fonte: Feed.com.br

Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


últimos comentários

  • Não há comentários disponíveis

agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook