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Brasil terá em 2018 mais de 500 mil casos de câncer e boa parte relacionada ao tabaco

Brasil terá em 2018 mais de 500 mil casos de câncer e boa parte relacionada ao tabaco
Destaques, saúde


Por Ricardo Táxi - 29 de agosto de 2018 - 13:29

Brasil terá em 2018 mais de 500 mil casos de câncer e boa parte relacionada ao tabaco

Casos de câncer de pulmão ligados diretamente ao tabaco devem superar 30mil casos segundo INCA

VOCÊ CONHECE OS RISCOS QUE O TABAGISMO PODE CAUSAR NA SUA VIDA?

O mais conhecido inimigo do pulmão também pode trazer doenças para o coração.

O tabagismo tem grande impacto sobre a saúde cardiovascular, além de causar dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas.

Não faz diferença como o tabaco é consumido: cigarros, charutos, cachimbos e narguilés fazem mal à saúde.

O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.

DOENÇA CARDIOVASCULAR: O QUE É?

Doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC) são, sobretudo, causados por um bloqueio que impede o sangue de seguir para o coração ou para o cérebro.

O tabagismo é um fator que aumenta o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, pois forma placas de gordura nos vasos sanguíneos; aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca; induz a resistência à insulina e diabetes e produz inflamação e trombose. Além disto, a inalação de monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

Você precisa saber que o tabagismo é uma doença (dependência química) e que, por isso, você pode apresentar sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.

VOCÊ PODE ESCOLHER DUAS FORMAS PARA PARAR DE FUMAR:

A PARADA IMEDIATA. 

Esta deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.

A PARADA GRADUAL.

Você pode utilizar este método de duas formas:

  • Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.
  • Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.

Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

Se, depois de ter seguido essas orientações, não tiver conseguido parar de fumar sozinho, não desanime. Procure uma Unidade Básica de Saúde do SUS na sua cidade para mais informações sobre o tratamento e você será ajudado por um profissional de saúde.

Lembre-se, também, de que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Eles fazem tanto mal à saúde quanto os outros cigarros.

Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Se tiver dúvidas, procure orientação de um profissional de saúde.

 

 

Fonte: Inca

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