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A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.

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Por Ame Noticias - 19 de abril de 2017 - 10:26

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida.

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

Caso a população adotasse uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos.

Confira no menu à esquerda as recomendações sobre alimentação e prevenção de câncer. Após o tratamento, pessoas que tiveram diagnóstico de câncer, incluindo àquelas livres da doença, também devem seguir essas recomendações.

Cuidar da alimentação, praticar atividade física e buscar manter o peso adequado é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer.

As informações são baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR), entre outras pesquisas.

Os 10 Alimentos que Combatem o Câncer

Os alimentos que combatem o câncer são, principalmente, Vegetais, Frutas e cereais integrais, devido a certas substâncias específicas, como os antioxidantes que protegem as células do organismo ajudando a combater e a evitar o aparecimento de câncer. Além disso, O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Praticamente todos os alimentos frescos e não industrializados trazem benefícios à nossa saúde, quando consumidos na quantidade correta. Alguns destes alimentos têm como benefício o combate ao câncer. Uma dieta anticâncer é uma estratégia importante que você pode usar para reduzir o risco de câncer. A American Câncer Society recomenda, por exemplo, que você tem que comer pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente e comer a quantidade certa de alimentos para manter um peso saudável.

Além disso, Pesquisadores descobriram e estão descobrindo que determinados alimentos podem Combatem o Câncer e previne-los. Então, confira os 10 Alimentos que Combatem o Câncer.

1. Alho: O Alho é um alimento verdadeiramente maravilhoso. Os ingredientes ativos como alicina ajudam a combater a propagação do câncer de uma maneira única. Pois, ele interrompe o fornecimento de sangue para a formação de novos tumores. Além disso, o Alho é um agente anti-inflamatório e possuir outros nutrientes que ajudam a combater e Prevenir o câncer como Selênio, triptofano. Por estes motivos que Diversos estudos descobriram que aqueles que comem mais alho são menos propensos a desenvolver vários tipos de câncer, especialmente em órgãos digestivos, como o esôfago, estômago e cólon.

2. Uva: A Uva é um dos principais Alimentos que Combatem o Câncer. Pois, ele é Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. Além disso, Um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormônio-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.

3. Tomate: O Tomate é uma boa alternativa de Alimentos que Combatem o Câncer. Pois, ele é fonte de Vitamina C e de flavonóides. Os flavonóides dão a coloração vermelha ao fruto e ajudam a defender o organismo principalmente contra o câncer de pulmão e próstata. O consumo indicado é de aproximadamente 4 rodelas por dia (se possível, tomate orgânico).

4. Chá Verde: O Chá verde (pra mim) é como água em minha vida. Então, o chá verde contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, Estudos de laboratório descobriram que catequinas no chá pode encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.

5. Linhaça: A Linhaça é uma alternativa de Alimentos que Combatem o Câncer. Pois ele fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de Câncer de mama, colo do útero e próstata.

6. Brócolis: O Brócolis é uma boa opção de Alimentos que Combatem o Câncer. Pois em um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.

7. Aloe Vera: Estudo Realizados mostrou que Aloe Vera tem fortes propriedades imunomoduladoras e anti-tumorais em polissacarídeos, o que significa que aumenta a função do sistema imunológico e destrói tumores de câncer. Estudo realizado mostraram que os polissacarídeos da aloe vera exibiram potente macrófagos ativando atividades, incluindo a produção de volumes crescentes de óxido nítrico, que tem um potencial anti-tumoral.

8. Algas: As Algas são depurativas e ricas em vitaminas, minerais e fibras. Fortalecem o sistema imunológico e, por isso, são recomendadas contra os efeitos colaterais posteriores ao tratamento de quimioterapia e radioterapia. Portanto uns excelentes Alimentos que Combatem o Câncer.

9. Feijão: O Feijão Preto e branco reduz significativamente a incidência de câncer de cólon, pois aumentam os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o surgimento do câncer. Além de ser eficaz contra o câncer de mama.

10. Cenoura: A Cenoura é um dos principais Alimentos que Combatem o Câncer. Pois ela contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.

Uma das principais causas do câncer está relacionada aos hábitos alimentares. Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais como Frutas, Verduras e Legumes é essencial para combater esta doença que está se tornando cada vez mais comum nos tempos de hoje.

Fonte: Dicas de Saúde

Mitos e verdades:

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de ter câncer.

VERDADE. O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago (adenocarcinoma), estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireóide, mieloma múltiplo e possivelmente próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B.

A atividade física previne o câncer independentemente da perda de peso.

VERDADE. Além de auxiliar no controle do peso corporal, a atividade física regular promove o equilíbrio dos níveis de hormônios (reduz a resistência à insulina e os níveis de estrogênio circulantes), reduz o tempo de trânsito gastrintestinal (com isso diminui o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e fortalece a defesa do nosso organismo. Por isso, devemos praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e limitar hábitos sedentários, tais como assistir à televisão, usar por muito tempo o computador ou jogar videogame. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas ao invés dos elevadores, descer do ônibus um ou dois pontos antes de chegar em casa são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.

É possível evitar o câncer a partir da alimentação.

VERDADE. As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro.

Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer.

MITO. Não podemos atribuir a nenhum alimento específico poder de cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como frutas, legumes, verduras, feijões e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas. Existem evidências claras que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três porções de legumes sem amido (como cenoura, couve-flor, berinjela, tomate) e verduras. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão (80g), do produto picado ou inteiro. Consuma alimentos de diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja. Quanto mais colorida for sua refeição, melhor.

Grande parte dos refrigerantes possui um corante que possivelmente favorece a formação do câncer.

VERDADE. Os refrigerantes contêm a substância 4-MI (4-metil-imidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas. O Centro de Pesquisa CSPI (na sigla em inglês Center for Science in the Public Interest), em Washington D.C, em parceria com instituições governamentais e de pesquisa de diversos países, testaram a quantidade de 4-MI em latas de uma marca de refrigerante a base de cola (na versão original) vendidas no Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América (Washington D.C. e Califórnia), México e Reino Unido. De acordo com o estudo, a bebida comercializada no Brasil continha 267 microgramas (mcg) de 4-MI em uma lata de 355 ml. Essa concentração foi a maior identificada dentre todos os países pesquisados.

Os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção de câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos.

VERDADE. Existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção do câncer superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos. Nos vegetais são encontradas vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem contra diversos tipos de câncer. Optar por alimentos de base agroecológica ou orgânicos é sempre o ideal, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a agricultura familiar, são mais saudáveis. Entretanto, se não for possível adquiri-los, não podemos abrir mão desses alimentos protetores, pois estudos indicam que a redução no seu consumo pode aumentar consideravelmente o número de casos de câncer. Vale lembrar que os resíduos de agrotóxicos podem também estar presentes nos alimentos ultra processados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas, pizza e outros, que têm como ingredientes o trigo, o milho, a cana-de-açúcar e a soja, por exemplo.

Exposição a forno de micro-ondas pode provocar câncer.

MITO. O forno de micro-ondas possui uma forma de radiação não ionizante, que não tem capacidade para lesar o DNA das células (ou seja, o material genético das células). Portanto, a exposição não torna o alimento radioativo e também não causa risco à saúde das pessoas, desde que as instruções de utilização sejam seguidas.

Aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos aumenta o risco de câncer.

VERDADE. O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não dessas substâncias nos recipientes utilizados, o recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive mamadeiras. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que suportem o calor. Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo. O filme plástico utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitado, pois o vapor condensado pode respingar substâncias perigosas no alimento. É mais seguro usar papel toalha, pano de prato ou saco de papel. Tais cuidados são simples e podem evitar danos à saúde.

Atividade física

Mantenha atividades físicas como parte da rotina diária, começando por aquelas que lhe deem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar. Quanto mais se movimenta o corpo, maior a proteção contra o câncer.

Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho, subir pelas escadas em vez de usar os elevadores, descer do ônibus um ou dois pontos antes são algumas opções para aumentar a atividade física no dia a dia.

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir contra o câncer de intestino (cólon), endométrio e mama (pós-menopausa).

Procure fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, sozinho, com a família ou amigos.

Peso corporal

Manter o peso corporal adequado é uma das principais formas de prevenir o câncer.

O peso corporal e a gordura armazenada no corpo influenciam a saúde e o bem-estar ao longo da vida. Sobrepeso, obesidade e o ganho de peso na fase adulta estão associados a cânceres no esôfago (adenocarcinoma), estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireóide, mieloma múltiplo e possivelmente próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B.

O excesso de gordura no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença. Uma alimentação saudável combinada com atividade física regular ajuda a controlar o peso corporal.

Assistir TV também pode influenciar no ganho de peso corporal, uma vez que as propagandas e o hábito de ficar sentado por muitas horas favorecem o sedentarismo e o consumo de alimentos ricos em calorias, gordura, açúcar e sal como biscoitos, salgadinhos, doces, entre outros.

Uma das principais formas de avaliar se o peso corporal está proporcional à altura é o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado (altura x altura). O peso corporal do adulto está adequado quando o IMC variar entre 18,5 e 24,9 kg/m².

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas, pois favorecem o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Estudos mostram que o etanol, em quaisquer quantidades, pode causar o desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama (pré- e pós-menopausa).

Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas.

Além disso, a combinação de álcool com tabaco aumenta a possibilidade do surgimento desse grupo de doenças.

O etanol tem o efeito cancerígeno sobre as células e, quando chega ao intestino, pode funcionar como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas células para dentro da célula.

É importante destacar que há uma evidente relação dose-resposta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de câncer. Ou seja, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver os tipos de cânceres já citados.

Obesidade infantil:

Câncer de mama:

Alimentação saudável:

Dicas e prevenção:

Dicas de alimentação para a prevenção do câncer:

 

Fonte: Inca - Instituto Nacional do Câncer / Dicas de Saúde

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