Itaberá - 19 de junho de 2018
Previsão do Tempo: Rain

min 11°

max 21°

3% 0mm

9ª tropeada de Itararé(SP) a Sorocaba(SP)

Primeira parada dos tropeiros foi realizada na agrovila 3 em Itaberá(SP)
destaques, diversão, educação, nossa região

Olá! Esta notícia foi publicada a mais de 3 meses! O contéudo pode não refletir um cenário atualizado, estar defasado ou pode ter se tornado irrelevante. Boa leitura! :)


Por Ame Noticias - 19 de maio de 2014 - 15:14

9ª tropeada de Itararé(SP) a Sorocaba(SP)

Teve inicio no dia 09(05), a edição 2014 da Tropeada Itararé-Sorocaba. O trajeto é um daqueles utilizados no passado por tropas que vinham de Viamão, no Rio Grande do Sul, até São Paulo.

Com a chegada a Itaberá, o primeiro ponto de parada, os tropeiros foram recebidos com jantar e muita música ao vivo, cantores do projeto Domingão e domingão cultural deram as boas vindas aos tropeiros.

Foram usadas 20 mulas, em esquema de revezamento, durante o trajeto, o  grupo viajou mais de 350 quilômetros, com o objetivo de resgate cultural. Participam membros da Associação Tropeira de Sorocaba (ACT) e da Associação Tropeira de Sorocaba e Região (ACTR).

Os tropeiros fizeram pouso nas cidades do sudoeste do Estado e em cada município o grupo ganhava mais participantes, como Itaberá, Itapeva, Buri, Angatuba, Itapetininga, Alambari e Capela do Alto.

A chegada em Sorocaba foi realizada no sábado, dia 17(05) as 16:00 horas, pela avenida Luiz Mendes de Almeida, no Largo do Divino onde foram recebidos com a tradicional bênção. De lá, foram para a área do antigo Matadouro, onde fizeram o  pouso e no domingo dia 18(05), participaram do Desfile Tropeiro, às 09:00 horas, saindo do Parque das Águas.

A Prefeitura de Sorocaba apoia a tropeada deste ano, cuidando do transporte do grupo, na alimentação e vacinação dos animais. “Todos tomaram vacinas e fizeram exames para saber se estavam em condições para realizar a viagem; tiveram o Guia de Transporte de Animais emitido”, contou Luís Carlos Moraes, responsável pela tropeada.

O apoio dado pelo órgão público e o interesse da sociedade em manter viva a tradição faz com que, segundo Moraes, a tropeada ainda exista. “É difícil para muitos poderem acompanhar e ainda muitos nem sabem a importância do tropeirismo para a todo Estado é nosso papel cuidar da tradição”, afirmou.

O Dia do Tropeiro está incluído no Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde março de 2009, por intermédio da Lei nº 13. 453. O evento é comemorado no dia 22 de maio.


Comentar

Deixe seu comentário

Atenção!Não escreva comentários contendo apenas letras Maiúsculas.

Todos os comentário postados aqui são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É reservado a nós apenas o direito de filtrá-los e moderá-los de acordo com nossos critérios.
Qualquer comentário com conteúdo discriminativo, com palavras ofensivas ou qualquer texto que seja julgado impróprio por nossos moderadores, serão automaticamente marcados como spam e não serão publicados.
A Ame Notícias incentiva a discussão de forma saudável e com respeito, se seu comentário não vier a ser aprovado e você discordar por algum motivo, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield


agenda

  • Não há eventos nos próximos dias.

newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas últimas notícias por email

conecte-se

Confira nossas atualizações nas redes sociais, e fique por dentro de tudo que acontece

twitter facebook